quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

UMA REFLEXÃO SOBRE O MARCO REGULATÓRIO DO PIANCÓ-PIRANHAS–AÇU.


UMA REFLEXÃO SOBRE O MARCO REGULATÓRIO DO PIANCÓ-PIRANHAS–AÇU.


VEJA NO GLOBO RURAL DA REDE GLOBO(23.01.2014, QUINTA FEIRA) POSTADO ABAIXO:

QUE FOI DIMINUÍDO A VAZÃO DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES (BARRAGEM DE AÇU)...PELO VISTO, PREJUDICANDO COMUNIDADES...À JUSANTE DESTE MENCIONADO MANANCIAL... 

ENTRETANTO, FICA O GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE, ATRAVÉS DO COMITÊ PIANCÓ, PIRANHAS-AÇU, PREVALECENDO DO MARCO REGULATÓRIO DESTA BACIA HIDROGRÁFICA FEDERAL DO RIO PIANCÓ...PARA QUE SE AUMENTE A VAZÃO DESTE MARCO REGULATÓRIO DO AÇUDE DE COREMAS...


PARA ATENDER OS ABASTECIMENTO HUMANO...DE CAICÓ-RN, JARDIM DE PIRANHAS-RN, JUCURUTU-RN ENTRE OUTRAS COMUNIDADES...NA MAIORIA DELAS, FICA LITERALMENTE, DENTRO BACIA HIDRÁULICA DE AÇU, OU SEJA, DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ENTORNO DA BARRAGEM DE AÇU... TUDO ISTO, AO MEU VÊ...É IMORAL...E VERGONHOSO.


Maior reservatório de água do Rio Grande do Norte atinge o menor nível

POR QUE A CIDADE DE JUCURUTU/RN...
JÁ ESTÁ SENDO ABASTECIDA ATRAVÉS DE CARRO PIPA.


COREMAS...O OÁSIS NO SERTÃO PARAIBANO
http://coremasterradaagua.blogspot.com.br/

BLOG TURISMO RURAL NA APRAIBA
http://turismoruralnaparaiba.blogspot.com.br/

PORTAL LUIS NASSIL...PÁGINA PEDRO SEVERINO
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/por-que-a-cidade-de-jucurutu-rn-j-est-sendo-abastecida-atrav-s-de?xg_source=activity


Seguindo o preâmbulo, (POR QUE A CIDADE DE JUCURUTU/RN...JÁ ESTÁ SENDO ABASTECIDA ATRAVÉS DE CARRO PIPA)...Agora em Janeiro de 2014...De se prevalecer do ‘Marco Regulatório Piancó/Piranhas/Açu, de 2007 que estabelece a liberação da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte...Pois, ao meu ver, é quase inexequível, até porque, no transcorrer de desses últimos anos de 2012 e 2013...Anos de “Secas” severas nunca vista neste ‘Novo Milênio’...E ficará pior se 2014, foi um ano de chuvas novamente, abaixo da média...

E se tirar Água do Sistema Coremas/Mãe D Água, que já se encontra a ‘Beira de um Colapso Hídrico:

Justificando de que não falte água para o consumo humano, como já está acontecendo em Jucurutu/RN... Não “Passa” de se “Justificar o Injustificável”...Ou melhor, o município da Cidade de Jucurutu/RN, fica literalmente dentro da Bacia Hidráulica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente pelo o Açude de Açu. Que foi inaugurado ainda no Governo Militar João Batista Figueiredo no ano de 1983...Ou seja, a 30 anos atrás...E ainda Jucurutu/RN, seu Abastecimento humano, ser ainda abastecida com as Águas oriunda de Coremas.

Entretanto, em suma, sabe-se que o Sistema Coremas/Mãe D Água, estar contido dentro de uma Bacia Hidrográfica Federal... Todavia, não podes se conceber, que o manancial como o de Coremas...Por se encontrar num estado de ‘Stress Hídrico’...Pelo “Estado” que se encontra, só estar podendo atender, as necessidades básicas do Estado da Paraíba, a “Priori” de consumo humano, dessedentação animal...E alguns projetos singelos de irrigação para alimentar a “Agricultura Familiar”, existentes entre Cajazeirinhas/PB e São Bento/PB...E por não Falar dos Projetos da Várzea de Sousa...

Afora suprir no abastecimento humano de toda a região das Espinharas e do Vale do Sabugi...E como também, toda a Microrregião de Catolé do Rocha...E por não dizer, até mesmo a Cidade de Caicó/RN. Pois, se sabe que a Cidade de Caicó, possui uma adutora que é captada no Rio Piranhas, ou melhor, no Rio Piancó...Debaixo da Ponte no município da Cidade de Jardim de Piranhas/RN...Onde separa a Paraíba do Rio Grande do Norte.

Em suma, deixando a esta questão hidrológica, ora em voga de lado...Entretanto, dentro de um principio hidrológico...Será preciso de se “Justificar o Injustificável”... Neste caso, será preciso, adentramos as condições atuais dos 2(dois ) principais mananciais da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, que são o Complexo Coremas- Mãe D`Água e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente , pelo o Açude de Açu...Mais condizentes a este quadro de estiagem que ora atravessamos...Então, ao meu vê, as condições hidrológicas dentro da bacia hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu...São estas: 

*Segundo monitoramento da AESA( ÚLTIMAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS SOBRE OS VOLUMES DOS 121 RESERVATÓRIOS D'ÁGUA DA PARAÍBA MONITORADOS PELA AESA) 

Http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/volumesAcudes.do?metodo=preparaUltimosVolumesPorMunicipio


Município Açude Capacidade Máxima (m3) Volume Atual (m3) %
Volume Total Data
Coremas Coremas 720.000.000 206.100.000 28,6 14/01/2014

Coremas Mãe dÁgua 638.700.000 183.960.000 28,8 14/01/2014

*Ainda sem o resultado da Batimetria realizada pela ANA(Agência Nacional de Águas). Em Novembro de 2013.


Enquanto que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente, pelo o Açude de Açu... O volume em 17/01/2014 é este: 

Bacia Piranhas/Assu: 


Eng. Armando R. Gonçalves
Assu 2.400.000.000 822.632.000 34,28 % 17/01/2014
Fonte: Semarh-RN- ( www.semarh.rn.gov.b).


Pelo visto acima, no dia 14.01.2014, Complexo Coremas- Mãe D`Água, só detém somente: 390,06 metros cúbicos de água...Enquanto que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente, pelo o Açude de Açu detém 822.632.000metros cúbicos de água...Volume este de açu, corresponde 2,5 vezes a mais(+) do o Complexo Coremas- Mãe D`Água.

Diante desta situação abordado acima, fica quase inconcebível em querer se cumprir o ‘Marco Regulatório Piancó/Piranhas/Açu, de 2007 que estabelece a liberação da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte... Então diante dito, seria salutar que o Estado do Rio Grande do Norte... Abdicasse do ‘Direito’ da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte...Até porque a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente, pelo o Açude de Açu... Detém 822.632.000metros cúbicos de água...Volume este de açu, corresponde 2,5 vezes a mais(+) do o Complexo Coremas- Mãe D`Água.

Sendo assim, ficaria o Complexo Coremas- Mãe D`Água, atendendo somente o Estado da Paraíba...Nesta colossal demanda de Água...Para suprir e suplementar não só as necessidades básicas do Estado da Paraíba, a “Priori” de consumo humano, dessedentação animal...E alguns projetos singelos de irrigação para alimentar a “Agricultura Familiar”, existentes entre Cajazeirinhas/PB e São Bento/PB...E por não Falar dos Projetos da Várzea de Sousa...

Afora suprir no abastecimento humano de toda a região das Espinharas e do Vale do Sabugi...E como também, toda a Microrregião de Catolé do Rocha...Além do mais, atender na suplementação rural e urbano do consumo humano de Coremas, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Sousa, entre outros...Só assim, dentro um futuro próximo, não levar ao exaurimento o Complexo Coremas- Mãe D`Água... Há um provável ‘Colapso Hídrico’...Para uma inevitável exaustão de um ‘Stress Hídrico’...

Em suma, que isto, sirva pelo menos, como uma ‘ALERTA’... E/OU que sirva de uma “Reserva Hídrica...Que venha nos(Estado da Paraíba) suprir...Numa eventual ocasião ‘Emergencial... ... E/OU de uma ‘Calamidade Publica”...Por ventura de uma ‘Seca’, mais prolongada. 

Pense nisso.

Do Escritor 
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 19.de Janeiro de 2014.



      


Ministro do Paraguai leva delegação para conhecer ações no Agreste de Pernambuco.

                               Roa Burgos pode levar agricultor para falar sobre
                              a organização. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

 Ministro do Paraguai leva delegação para conhecer ações no Agreste de  Pernambuco.


Chaco



             Intuito é conhecer estruturas feitas para combater problemas da seca.
                      Projetos podem servir ao Chaco, região semelhante ao semiárido do Brasil.

O ministro Joaquim Roa Burgos, da Emergência Nacional do Paraguai, está visitando o Agreste pernambucano, a fim de obter informações sobre o combate à seca no semiárido. O representante e a delegação daquele país visitam Pesqueira nesta quarta-feira (22). No Sítio Barreiras, eles têm contato com tecnologias sociais como cisternas de placas e calçadão, barragem subterrânea, barreiro de trincheira, além da “barraginha”. A comitiva visitou Buíque na terça (21).
 Delegação conhece estruturas feitas para combater
ação da seca. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

Estes são resultados de ações da Diocese dePesqueira junto à Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e à Fundación Avina. As experiências do Agreste serão levadas e possivelmente aplicadas pelo governo paraguaio em 60% do território do país, onde a população sofre devido à seca. “Nós estamos tentando encontrar uma solução a médio prazo que seja definitiva para as comunidades da região do Chaco Paraguaio, tanto indígenas e latinas que sofre horrores com a seca que se dá a cada ano”, contou o ministro.


O diretor nacional de Saneamento do Paraguai, Celso Ayala, também acompanhou a delegação. Ele ressaltou que, no Brasil, há muitos lençóis freáticos de água potável, diferentemente dos paraguaios, cuja maioria é de água salobra. Outra situação que ele veio averiguar é a do destino de dejetos de banheiros na zona rural.

No Sítio Cafundó, em Buíque, o agricultor Manoel de Araújo relatou à delegação que dificilmente chove no lugar, porém, mostrou as plantações de maracujá, macaxeira e outros vegetais que cultiva para o sustento da família. Isto é possível graças ao armazenamento de água em uma cisterna ligada ao telhado da casa, que acumula 16 mil litros, e à cisterna-calçadão, com capacidade para 52 mil litros, bem como de um poço de 36m de profundidade.

A organização do agricultor com a comunidade também é atrativo para o país vizinho. “Vamos tentar levar o senhor Manoel para o Paraguai, para replicar a experiência”, disse o ministro Roa Burgos. Para o produtor rural, ajudar as comunidades do Chaco “é um prazer”.

A coordenadora executiva Neilda Pereira, da ASA, diz que a aplicação dos projetos chama a atenção por conta da "metodologia e capacidade de discutir o semiárido como uma região de homens e mulheres que querem viver aqui, mas, viver com dignidade".


Região se assemelha ao semiárido e população sofre devido à seca. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)


FONTE: G1


                   UM MOMENTO DE REFLEXÃO:

Certamente, além dos impactos ambientais, provocados não só pela exploração do pré-sal, conjuntamente, como  a exploração do petróleo em águas marítimas...E por não  falar também, de jazidas petrolíferas nas regiões em regiões continentais, como por exemplo, as jazidas petrolíferas de Mossoró-RN...Somatizando com a super exploração  do Gás natural da Bolívia, que é demandada pela própria Bolívia, Brasil, Chile, entre outros países Sul-americano...

É oportuno falar também, sobre  a exploração de ‘Perfuração de Poços Artesianos’, através da técnica de ‘Fraturamento Hidráulico, contaminará as Águas subterrâneas dos lençóis freáticos e aquíferos...Além De diminuir substancialmente, das águas subterrâneas...Levando consequentemente, a uma diminuição drasticamente da ‘Evapotranspiração’...Diminuindo obviamente, a convergência intertropical(principalmente no Semi-árido do Brasil) na formação de chuvas.

 Afora também, de diminuir a intensidade do calor do ‘Magma da Terra’ para sua ‘Crosta”...Diminuindo também, a evaporação das Águas dos mares e oceanos...E como também, da ‘Evapotranspiração das Águas subterrâneas dos aquíferos, principalmente do ‘Aquífero Guarani’...E por falar  o Aquífero Guarani, sabe-se que neste últimos 40 anos...Seu nível estático baixou 60 metros...Diminuindo ao meu vê, a susceptividade da evapotranspiração para formação de chuvas...   E dos lençóis freáticos espalhados  pela ‘Hidrosfera terrestre’.

Diante disto, é bom ressaltar, que tanto a exploração do pré-sal... Extração de Petróleo em Águas marinhas, exploração de jazidas petrolíferas em localidades continentais... E extração de gás natural, exemplo, gás da Bolívia... E com a ‘Infinidade’ de perfurações de poços artesianos pelo mundo afora, principalmente, do aquífero Guarani, pelos Estados Brasileiros(Minas Gerais, Mato Grosso do Sul,  São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul...Afora os Países do Paraguai, Argentina e Uruguai...Indubitavelmente, vem consubstanciar os prognósticos que nas próximas décadas (2010 à 2050)...Vai haver gradualmente, diminuição da evaporação do atlântico sul...Que conseqüentemente, irá diminuir os “Índices de Chuvas”...Das estações chuvosas das regiões sul, sudeste e centro-oeste até mesmo na região norte do Brasil... Já concernente a região Nordeste... Acentuar-se-á o ciclo de semiaridez desta região do Nordeste do Brasil”...Além do 'Chaco Paraguaio'...Pelo visto, levando toda  ‘Hidrologia Terrestre’...Há um verdadeiro ‘Holocausto Ambiental’.


P.S(PÓS ESCRITO): 

Se o Chago Paraguaio(que se localiza no sopé da Cordilheira dos Andes, área úmida, pantanosa e enchagada) estar aumentando seu 'Estágio se Semi-aridez...É mais uma alerta que com a exploração do Gás da Bolívia...E concomitantemente, a super captação das águas subterrâneas mostrada acima, vem, paulatinamente,   acelerando a diminuição dos índices pluviométricos nas Regões Sudeste, centro-Oeste e sul do Brasil...E como também, pelo visto, no Paraguai, Uruguai e Argentina dentro do 'Continente Sul-Americano'...E por não falar de toda hidrosfera Terrestre.



Do Escritor do Livro:
Água: A Essência da Vida
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB ), 23 de Janeiro de 2014.