segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Jornada da Vida' visita 'Arca de Noé' das plantas com sementes do mundo.




Vídeo interessante:

PEDRO SEVERINO FALA SOBRE A COP21 (Mudança Climática e Meio Ambiente)


'Jornada da Vida' visita 'Arca de Noé' das plantas com sementes do mundo.

http://g1.globo.com/fantastico/quadros/A-Jornada-da-Vida/noticia/2016/02/jornada-da-vida-visita-arca-de-noe-das-plantas-com-sementes-do-mundo.html

Cientistas criaram depósito com sementes do mundo para assegurar futuro do planeta no caso de catástrofes. Sônia Bridi e Paulo Zero foram ao local.


Os repórteres Sônia Bridi e Paulo Zero viajam até a cidade mais ao Norte do planeta para mostrar um banco de sementes que funciona como uma Arca de Noé das plantas. Depósitos como esse podem garantir o futuro da produção agrícola, diante de guerras e das mudanças climáticas. Um exemplo disso está no Peru, onde os camponeses estão tendo que se adaptar ao derretimento do gelo dos Andes. A equipe visita ainda o primeiro banco de sementes do mundo, criado na Rússia, por um botânico que - ironia do destino – foi perseguido pelo ditador Josef Stalin e morreu de fome.


Diante disto...

UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE... DESDE DOS PRIMÓRDIOS DAS CIVILIZAÇÕES... ATÉ A NOSSA IDADE CONTEMPORÂNEA.
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/uma-breve-hist-ria-da-humanidade-dos-prim-rdios-das-civiliza-es

Segundo, certo trabalho cientifico (O Grande Dilúvio de Gênesis  -http://www.blogfiladelfia.com/2011/02/o-grande-diluvio-de-genesis.html).
Vem  mostrar que o ‘Diluvio’... E ‘Barca de Noé’... Foi de fato um Tsunami, decorrente do desmoronamento de uma porção do Monte Etna, que desmoronou dentro do Mar Mediterrâneo, que inundou a comunidade do Profeta Noé...Que profetizou esta tsunami...Projetou e construiu a ‘Barca de Noé...E salvou seu povo. Que este ocorrido foi há 8( oito mil) anos atrás... Entretanto, ainda não se sabe se foi na babilônia e ou  na mesopotâmia...Até mesmo , em israel.

E,  em outras civilizações antigas...Como na mesopotâmia , entre os assírios e os fenícios...Construíram seus ‘Impérios’...Entretanto, foram extintos, devido aos seus desconhecimentos na questão ambiental...Que veio flagelar  as condições ambientais para suas sobrevivências entre os Rios Eufrates e Tigres...Tornando a então região da Mesopotâmia inóspita para seu povo...Que hoje, na nossa idade contemporânea, são justamente, os países de Iran e Iraque, que sobrevivem, somente devido a exploração do Petróleo... E Gás Natural.

Não indo muito longe entre as civilizações, a ‘Civilização Egípcia- A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano)... Também, foi sucumbida, por que não desenvolveram conhecimento Socioambiental para o desenvolvimento sustentável...Daí o seu declínio... Exemplo típico, poderá ocorrer com o Semi-árido do Nordeste do Brasil. Caso, não se criem ‘Projetos sustentáveis...Para se conviver com as secas.

Deixando as abordagens das civilizações antigas mundiais de lado...Vamos especificamente, fazer um ‘Auto-Retrato do Brasil...Nesta comparação as civilizações que se foram... E pereceram:  

No semi-árido do Nordest do Brasil, como abordado acima:  Que poderá ocorrer com o Semi-árido do Nordeste do Brasil. Caso, não se criem ‘Projetos sustentáveis’...Para se conviver com as secas. Que em síntese é uma ‘Fratura exposta’, ou seja, é público e notório, há séculos... Desde logo após do descobrimento do Brasil... Que ainda não aprendemos conviver com as Secas. Que a meu ver, é crucial e insolúvel.

Agora, entretanto, além do Semi-árido do Nordeste do Brasil, exceto por enquanto, a Região Norte, as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, estão inexoravelmente, brevemente, há algumas décadas posterior, a um ‘Holocausto ambiental’... Então como explicar isto:

Partido dos pressupostos que o equilíbrio da natureza, é fundamentalmente decorrente da interação entre os ‘Recursos Naturais’...Ou seja, entre os recursos hídricos(superficiais e subterrâneos), com os recursos vegetais(matas e florestas), e até mesmo com os recursos minerais(petróleo, xisto betuminoso, entre outros), venham a interagirem para uma melhor eficiência do ‘Ciclo Hidrológico’... Na formação de chuvas continentais, no caso especifico do Brasil, no continente Sul-Americano.

DO ESCRITOR 
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB), 15.02.2016