A TRANSPOSIÇÃO, SÓ SE VIABILIZARÁ COM AS CONSTRUÇÕES DAS USINAS HIDRO-ELÉTRICAS DE BELO MONTE, JIRAU e SANTO ANTONIO.
Com a Lei nº 11.651/2008, que altera a atuação do Grupo Eletrobrás, permitindo mais liberdade e igualdade de condições em relação às empresas e grupos privados... E conseqüentemente, com as construções das Usinas hidro-elétricas de Belo Monte (Pará), Jirau (Rondônia) e Santo Antonio (Rondônia), todas elas pertencentes a Eletronorte... Que possuem capacidades instaladas de geração de energia elétrica de 11.233MW, 3.450 MW e 3.150,4 MW, respectivamente... Totalizando em torno de 18.000megawatts... Equivalente, a usina de Três Gargantas na China, a maior do mundo, que produz 18.200megawatts.
Sendo assim, “Viabilizará de Vez”... A Integração Eletroenergetica do Sistema de Transmissão Norte-Nordeste, ou melhor, interligará com maior eficiência, a "Eletronorte", com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)... Partindo da premissa da interligação da Eletronorte com a Chesf, vislumbrará um horizonte promissor de a Eletronorte suprir a Região Nordeste, no suprimento da operacionalidade da Transposição, ou seja, suprir no fornecimento de Energia Elétrica nas tomadas de água, estações elevatórias e nos projetos de irrigações... E, sobretudo, caso ser preciso, e vai ser preciso... Ou a curto, médio, ou Longo prazos, de a Eletronorte, suprir todo Nordeste, numa eventual e/ou eventuais necessidades de um maior aporte de água por parte do Reservatório de Sobradinho, para atender o sistema Chesf na sua capacidade plena de geração de Energia Hidroelétrica...E na adução de água para a Transposição...E se não for assim, levará ao PISF( projeto de Integração do São Francisco), conhecido popularmente por Transposição... A um fracasso, sem precedente, ou melhor, A Transposição será mais outra “Obra Faraônica”... Do nosso Brasil contemporâneo...
O propósito de tudo isto, abordado anteriormente, tem o profícuo interesse de se “Alertar”, a “Opinião Pública Brasileira”, para não dizer, os nossos “Ecologistas”, através de ONGs (Organizações Não Governamentais) e Órgãos Governamentais afins, com, por exemplo, IBAMA, entre outros... Que no caso, especifico das ONG(s)... Receberem financiamentos, através de Projetos... De “Organismos Internacionais”, como ONU (Organização das Nações Unidas), OEA(Organização dos Estados Americanos), entre outros...No intuito, de “Dificultar”, o “Desenvolvimento Sustentável”, dos “Países “Emergentes”, neste caso, especifico, o Brasil...Através dos interesses “Geopolíticos”, das “Potências Econômicas Mundiais”...
“Donde em suma, se conclui, que os relatórios sobre “Mudanças Climáticas, através do aquecimento global, produzidos pela ONU, tem ao meu vê, “interesses escusos”, das” Potencias Mundiais “... Através, como por exemplo, da compra de “Crédito de Carbono”... Onde se compram o “Direito de Poluirem”...
DIANTE DISTO, UM MOMENTO DE REFLEXÃO:
“Imagine você, o Nordeste, até mesmo o Brasil...Sem o sistema CHESF...Hoje, estaríamos todos nós nordestinos...No atraso “Politico-Economico-Social”...Ou seja,No tempo, do Nordeste...Do “Candieiro”...
Ministro Edison Lobão fala sobre apagão no Nordeste
(04 03 2011)
TRANSPOSIÇÃO:
( OUTRA PROPOSTA DE ESTUDO COM TRAÇADO ALTERNATIVO COMO TRANSPOR COM REPOTENCIALIZAÇÃO DA GERAÇÃO HIDRO-ELÉTRICA DO SISTEMA CHESF)
Apesar de que o Projeto de Integração do São Francisco (PISF) está em plena execução, só faltando ainda, a licitação da “Estação de Bombeamento”(com previsão de três anos de construção), que é a fonte inicial do Eixo Norte, a partir da barragem de Tucutu, a primeira do Eixo Norte - que está sendo executada pela equipe de engenharia militar - já atingiu 75% de execução e será entregue no fim do ano de 2011...Afora, outros lotes a serem licitados(sem comentários)...E todo o Eixo Leste, ser entregue pronto, até o final de 2012.
Entretanto, que vem, ultimamente (2008, 2009 e 2010) dentro da década recém passada, preocupando (acredito), o ONS( Operador Nacional do Sistema Elétrico), ANEEL(Agência Nacional de Energia Elétrica), entre outros órgãos afins...Pois, os níveis uteis de acumulação de água dos reservatórios da CHESF(Companhia Hidroelétrica do São Francisco), como por exemplo, Sobradinho, Lago de Itaparica, Xingó, entre outros...Afora, que é mais preocupante, que as demais Usinas Hidroelétricas Brasileiras, como Eletronorte e Itaipu, que são interligados a Chesf, e as demais, outras usinas hidroelétricas brasileiras, ainda exceto, algumas do Sul e do Centro-Oeste, ao SIN(Sistema Integrado Nacional)...Seus reservatórios, em “Média Anual”, se encontram também, equiparadamente, aos níveis do inicio da década de 2000...Que no subseqüente ano de 2001...Houve(quem não se lembra?) o “Apagão”...Ou melhor, o racionamento de energia...Se “Não”... Teria, todo Sistema Hidroelétrico Brasileiro, entrado em colapso...
E o mais agravante de tudo isto...É que segundo, os institutos de pesquisas econômicas do Brasil... A Economia do Brasil...Cresceu em média 40%, o PIB(Produto Interno Bruto) nesta ultima década...Elevando, ainda mais, a demanda de geração de energia hidroelétrica...Que é geradora de aproximadamente 80%, de toda produção do sistema elétrico brasileiro.
Então partindo destes pressupostos, convém propor, que se estude a possibilidade, para que no futuro próximo, se execute um novo ”Projeto Alternativo”, como transpor com repotencialização de geração hidroelétrica do Sistema Chesf...Partindo do principio de a captação deste novo “Projeto da Transposição”, seja feita a partir da jusante da Usina de Xingó, que possui uma vazão regularizada de 1.850 m³/s de todo Sistema Chesf, entre os Municípios Alagoanos de Piranhas e/ou Pão de Açúcar...Só lembrando, que esta vazão mencionada anteriormente, vai para o mar...Então, partindo desta premissa do novo projeto da transposição ser captado a jusante da barragem de Xingó...Que interligaria com o atual Eixo Leste do PISF(Projeto de Interligação do São Francisco)...
PROJETO SÃO FRANCISCO – EIXO NORTE E EIXO LESTE
Próximo ao Município de Custódia-PE... Que entre Canais, Aquedutos, Reservatórios e Estações de Bombeamentos... Só daria em torno de 180 km... Só assim, atenderia o Projeto de Integração do São Francisco(PISF), nos Eixos Leste e Norte...Por ocasião, dos reservatórios da Chesf(Sobradinho, Itaparica, Xingó)...Estarem em níveis baixos de acumulo de água.
Além de tudo isto abordado acima, seria muito interessante também, para o custo sócio-ambiental e operacional do Sistema Chesf...Que fizesse neste “Novo” Eixo (proposto), captando a jusante da barragem de Xingó...Que interligaria com o atual Eixo Leste do PISF(Projeto de Interligação do São Francisco)...Uma adução acima de 1.000 m³/s... Dos 1.850 m³/s...Que vai para o mar...Que é considerado dentro dos princípios hidroelétrico, como desperdício... Para desaguar dentro do reservatório de Xingó...Neste caso, repotencializaria, permanentemente, os níveis(mais elevado), não só da barragem de Xingó... E como também, os mananciais de sobradinho, Itaparica, entre outros, do Sistema Chesf, que possui uma vazão regularizada de 2.060 (m³/s)...E ao mesmo tempo, já que se vem, abordando sobre repotencialição do aumento da capacidade de geração hidroelétrica.
Seria interessante, não só o Sistema Chesf... E sim, todas as Usinas Hidroelétricas, do Sistema Integrado Nacional (SIN)...Como Eletronorte, Itaipu, entre outras...Pois, “as hidrelétricas, fontes predominantes de energia elétrica na “Matriz Energética Brasileira”, têm de ser urgentemente repensadas no atual contexto de escassez iminente de água em nível global, levando também em consideração o imenso impacto ambiental que causam”.
Diante disto, seria importante, e operoso para o Sistema Hidroelétrico Brasileiro, repotencializasse (que é a ação de recuperar equipamentos desgastados de velhas usinas) os rotores, turbinas e geradores de todas as usinas hidroelétricas brasileiras...Aumentando desta forma, a capacidade de geração de energia hidroelétrica...Sem Construção de novos reservatórios...Que pelo visto, é danoso ao meio ambiente...E ao homem...Que vivem nestas localidades.
Entretanto, diante de tudo isto, abordado acima, seria providencial que o Governo Brasileiro, através do Ministério de Minas e Energia e o Ministério de integração Nacional... Elaborassem Planos Decenais de Políticas Públicas... Que atendam a sustentabilidade do desenvolvimento sustentável... Suprindo com eficiência, a demanda crescente do “Desenvolvimento Sócio-Economico-Cultural do Brasil”...Evitando assim, o risco iminente de um colapso Hidroenergético no transcurso das próximas décadas, inclusive, já nesta década de 2010 a 2020...Que estamos vivendo...Evitando desta forma, futuros... “Apagões”.