quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

COREMAS, A TERRA PROMETIDA DO SERTÃO PARAIBANO.



COREMAS, A TERRA PROMETIDA DO SERTÃO PARAIBANO.

COREMAS A TERRA PROMETIDA \ POR PEDRO SEVERINO



Apesar de todas 'Serie Históricas'... De 'Chuvas' abaixo da média, aqui no Semi-Árido do Nordeste do Brasil,  principalmente de 2012 a 2015...E com  perspectiva de... Seca deve piorar em 2016 e pode ir até 2021, diz estudioso; confira entrevista.


http://www.revistanordeste.com.br/noticia/brasil/seca+deve+piorar+em+2016+e+pode+ir+ate+2021+diz+estudioso+confira+entrevista-13292

EL NIÑO INTENSIFICARÁ SECA.
https://youtu.be/BYD2VJXX0MU



E que entre as décadas de 1940...E 1950...Tempo da Construção do Sistema Curema - Mãe d'Água (http://www.dnocs.gov.br/barragens/curema/curema.htm  ).


É essencialmente importante salientar...Nesta Época... Entre as décadas de 1940...E 1950...Tempo da Construção do Sistema Curema/Mãe d'Água...Coremas, era a ITAIPU(https://www.itaipu.gov.br/ ) desta  Época...E até então, era o maior 'Manancial do Brasil'...Além do 'Projeto Meridiano 38'...Aonde teria Universidade Agrícola...Para irrigar mais de 20(vinte) mil hectares de terra...Entretanto, o Município e Coremas...Ainda não sai como sendo um dos menores IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) do Vale do Piancó.

Pelo visto, sempre foi 'Um Gigante Adormecido'...Pois, nunca saiu deste "Atraso-Econômico-Social"...Apesar, como mostrado, de possuir todo "Potencial"...Diante disto, vejamos:

COREMAS-PB, TEM FUTURO... SÓ DEPENDE DE VOCÊ...

http://pedroseverinoonline.blogspot.com.br/2009/10/coremaspb-tem-futuro-so-depende-de-voce.html.

Os sertões do Nordeste do Brasil são regiões de climas semi-áridos já em pleno processo de desertificação. Devido a sua localização geográfica, encravado no Polígono das Secas, decorrentes do embarreiramento do Planalto da Borborema, que impede o avanço à umidade vinda para essa região. Como se vê, o problema é climático, e, obviamente, o homem, o poder público, tinha e tem como solucionar ou na pior das hipóteses amenizarem esta situação.

Um descaso e digo mais, até mesmo um "crime de responsabilidade". É, a respeito do município de Coremas – PB, este referido município é detentor de um dos maiores complexos hídricos da região Nordeste, cuja capacidade máxima chega a mais de 1.350.000,000 m³ (um bilhão e trezentos e cinqüenta milhões de metros cúbicos de água), além de dispor de uma hidrelétrica que, na década de 1970, abastecia quase toda região sertaneja como fonte geradora de energia elétrica. Atualmente a mesma hidrelétrica conta com uma subestação que está interligada ao sistema CHESF, com Paulo Afonso, no estado da Bahia.

Esse grandioso complexo, construído nas décadas de 1940 e 1950, tem como meta mais ambiciosa e importante a implantação de um pólo de desenvolvimento, denominado Meridiano 38, cujo projeto se encontra atualmente no Ministério da Integração Regional da Presidência da República do Brasil.

Caso seja implantado o projeto Meridiano 38 em nosso estado, vai trazer redenção de todo Sertão Paraibano, prevendo inclusive a criação de uma faculdade de agronomia, uma escola técnica agrícola, um centro administrativo de política agrícola, visando à irrigação de milhares de hectares de terras, tendo como epicentro deste pólo de desenvolvimento justamente a cidade de Coremas.

Havendo decisão política de implantar esse projeto, poder-se-ia afirmar que o "Sertão vai virar Mar", propiciando o desenvolvimento regional do semi-árido estadual, tornando-o economicamente forte gerando emprego e renda para milhares de paraibanos.

O complexo hídrico Coremas Mãe d’água já foi responsável, durante décadas, pela produção de peixes para a alimentação, chegando até mesmo a ultrapassar a produção de todo o Litoral do estado, nas décadas de 70 e 80. Decorrente disso, os pescadores de Coremas e a sociedade como um todo estão solicitando aos poderes públicos federal, estadual e municipal a elaboração de uma política de piscicultura para o município, com o intuito de recuperar a produção perdida. O desejo principal do povo coremense seria que ocorresse a industrialização da produção do pescado, gerando emprego e renda para centenas de pessoas.

Além da necessidade da recuperação do setor pesqueiro, os habitantes locais alegam que poderá haver ainda investimentos no setor turístico, com melhorias na infra-estrutura do acervo histórico da cidade, pertencente ao Dnocs. Entre os pontos a serem recuperados, estariam a "Pracinha do Dnocs", o cinema, o Balneário de Mãe D’Água, além de urbanizar o Balneário do Rio da Turbina, buscando junto à PBTur a sua inclusão no Guia do Turístico da Paraíba.

É inadmissível um município como Coremas – PB ser detentor de uma considerável infra-estrutura (água e energia) para um desenvolvimento sustentável, no entanto sua população é uma das mais pobres, em termo relativo, do Estado da Paraíba. Isto é um absurdo!

Diante disto, urge pelo menos se acabar essa cultura, essa mentalidade dos seus agricultores, que só plantarem depois que chove. Quando na maioria dos casos muitos têm água, às vezes até corrente, e energia dentro de suas propriedades. Aliás, isto é uma prática costumeira em todo o Nordeste do Brasil. Um exemplo disto é que as margens do Rio São Francisco existem verdadeiros bolsões de misérias.

Então diante disto, se juntem a nós... Pois, vamos lutar pelo futuro de Coremas... Como foi abordado acima, Pois, Coremas possui um potencial enorme... Maior Açude da Paraíba, Hidroelétrica, Subestação da CHESF, o acervo do acampamento do DNOCS, para instalação do Campus Universitário, entre outros...Que a Transposição passe por Coremas...

Projeto de Piscicultura, Projeto Meridiano 38(que está arquivado no Ministério da integração Nacional), o asfalto de Coremas...Coremas- São José de Lagoa Tapada e Restauração de Coremas - São Bentinho... Além de projeto para o desenvolvimento do turismo... Como por exemplo, esporte náutico, passeios de catamarã, entre outros... Então, cabe, a todo (a)s nós Coremenses, lutarmos por esses "Pleitos"... Se não... Seremos "Omisso (a)s"...Como Cidadão(ã)s Coremenses...


Pense nisso... Reflita e faça sua parte...


Caso você, More fora do Estado da Paraíba... Fica isento desta participação (mais imediata)...Entretanto, não "Custa"...Estimular, seus amigo(a)s de Coremas e nossos Familiares...Mesmo pelo Orkut e/ou MSN...Conscientizando(a)s na participação de questionamentos desses mencionados "Pleitos"...De Desenvolvimento para Coremas...Junto aos seus grupos de amizades e familiares...Desta forma... Cobrando dos nossos representantes Políticos... O cumprimento dos seus ofícios... Caso contrário... Mude seu voto...

Em suma, não se podes conceber... Coremas, ser detentora de um potencial enorme, Pois, possuímos... Água e Energia, em abundância... E ser um dos Municípios, mais atrasado do Sertão Nordestino Brasileiro...

Em suma, "Apesar dos Pesares"...Abordados anteriormente, vejamos a "Ironia do Destino"...De Coremas...Que certamente, COREMAS, será... A TERRA PROMETIDA DO SERTÃO PARAIBANO.

 Diante disto, como explicar isto? Então partindo 'Principio  Bíblico"...

É Morrendo que se Vive (Cid Moreira)


Deve-se  destacar...Que, o Semi-árido do Nordeste do Brasil...Sempre, esteve dentro deste 'Stress Hídrico"...E pelo visto, a tendencia é piorá...

Todavia, como sabemos que a Bacia Hidráulica do Complexo Curema/Mãe DÁgua...Certamente,  'Possuem' um 'Abundante'...Lençol Freático, para dizer um 'Aquífero'...Que obviamente, todo 'Povo do Sertão Paraibano...Habitará a Terra Prometida(Coremas)...Uma das Novas Canaã(s)...Dos Sertões do Nordeste do Brasil...Dos 'Tempos Atuais'...


Do Escritor 
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 17 de Dezembro de 2015.

sábado, 12 de dezembro de 2015

PF investiga desvio de dinheiro na transposição do Rio São Francisco.



PF investiga desvio de dinheiro na transposição do Rio São Francisco

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/12/pf-investiga-desvio-de-dinheiro-na-transposicao-do-rio-sao-francisco.html


A Paraíba Na Rota das Investigações do Rio São Francisco.


A PARAÍBA NA ROTA DAS INVESTIGAÇÕES DO SÃO FRANCISCO.

http://cbnjoaopessoa.com.br/#!/a-paraiba-na-rota-das-investigacoes-do-sao-francisco/

O CBN Cotidiano desta sexta-feira (11) conversou por telefone com o integrante do Comitê Pró- Transposição do São Francisco, Pedro Severino. Na pauta, novidades sobre as investigações acerca do desvio de recursos públicos destinados as obras do trecho dos trabalhos entre Pernambuco e Paraíba.


A Polícia Federal descobriu um esquema de desvio de dinheiro público nas obras da transposição das águas do Rio São Francisco. Entre os suspeitos presos nesta sexta-feira (11), está o presidente da construtora OAS.
Os policiais federais cumpriram 32 mandados judiciais em oito estados e no Distrito Federal.


Quatro pessoas ligadas a empreiteiras foram presas temporariamente: por cinco dias, podendo haver renovação por mais cinco. São elas: o presidente da construtora OAS e administrador da subsidiária Coesa, Elmar Varjão, ex-funcionário da Barbosa Mello Alfredo Moreira Filho e os executivos Mário de Queiroz Galvão e Raimundo Maurílio Freitas, da Galvão Engenharia.

A denúncia é de superfaturamento em dois dos 14 lotes das obras de transposição do Rio São Francisco.
A obra começou em 2007 e deveria ter acabado há três anos, mas o cronograma atrasou. O orçamento passou de R$ 4,5 bilhões para R$ 8 bilhões. A transposição quer levar água do São Francisco pra beneficiar 12 milhões de pessoas em quase 400 cidades de quatro estados do Nordeste.
Em 2009, o então presidente Lula visitou os canteiros acompanhado da então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Em 2012, já como presidente, Dilma esteve na obra, que passava por problemas com as construtoras. Voltou lá em agosto de 2015 para inaugurar a primeira estação de bombeamento. E disse que tudo estaria pronto em 2016.
Na entrevista coletiva nesta sexta-feira (11), no Recife, a Polícia Federal informou que está investigando as obras dos lotes 11 e 12, que ficam entre os municípios de Custódia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Os contratos são de R$ 680 milhões.
Segundo a PF, o consórcio usou empresas de fachada pra desviar R$ 200 milhões do dinheiro público, destinado à transposição. Essas empresas estariam em nome do doleiro Alberto Youssef e do lobista Adir Assad, presos durante a Operação Lava Jato, que investiga desvio e lavagem de dinheiro da Petrobras. De acordo com a polícia, as fraudes definiam que serviços seriam feitos.
"Se a fraude for aumentando a estaca, a empresa superfatura, alegando a necessidade de escavação. Se a fraude for diminuindo a estaca, a empresa superfatura alegando necessidade de aterro”, explica Alexandre Lucena, delegado regional da PF.
Os suspeitos poderão responder por associação criminosa, fraude na execução de contratos e por lavagem de dinheiro. As investigações agora, segundo a Polícia Federal, seguem em duas direções.
"Para obter elementos do núcleo administrativo, que são formados por servidores públicos, por exemplo, do Ministério da Integração Nacional, e também, por fim, embora não haja elementos nos autos, mas todo cenário converge para que exista um núcleo político que ainda não foi identificado em face dessa situação", explica Felipe Leal, delegado da PF.
A OAS afirma que prestou todas as informações à Polícia Federal, que sempre esteve à disposição das autoridades e que, por isso, lamenta a prisão de Elmar Varjão.
O Grupo Galvão declarou que ainda não tomou conhecimento dos detalhes da investigação e que mantém o compromisso de colaborar para que tudo seja esclarecido.
O advogado da Barbosa Mello ressaltou que a empresa não foi alvo de nenhuma ação da Polícia Federal. E disse que não sabe quando Alfredo Moreira Filho deixou a companhia. Alfredo foi um dos presos nesta sexta. O Ministério da Integração Nacional não quis se manifestar sobre a investigação em andamento.
Fonte: Jornal nacional. ( Rede Globo ).

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

USINA TERMO SOLAR DE COREMAS...SAIRÁ DO PAPEL...

DESDE DO ENTÃO GOVERNO JOSÉ MARANHÃO(2009)...QUE SE VINHA TRATANDO...DESTA USINA TERMO SOLAR...















O POTENCIAL DE COREMAS

COREMAS...GANHARÁ USINA TERMO-SOLAR...E INDUSTRIA DE COSMÉTICO...
PASSANDO PELO 1º MANDADO(2011)...DO ENTÃO RICARDO COUTINHO...
Ricardo assina protocolo para instalação de usina termo solar para Coremas.

ENTREVISTA PEDRO SEVERINO AO ENGENHEIRO AMBIENTAL ANTONIO MOUSINHO...ABORDANDO SOBRE A USINA TERMO SOLAR DE COREMAS... QUE SERÁ TRANSFORMADA EM USINA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA... FINALMENTE, ESTÁ SAINDO DO PAPEL... JÁ COM A LICENÇA AMBIENTAL... INDO PARA LEILÃO PARA SE INTEGRAR AO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO (SIN)...

ENTREVISTA PEDRO SEVERINO AO ENGENHEIRO AMBIENTAL ANTONIO MOUSINHO...


QUE AGORA, ACREDITO... QUE VAI SE CONCRETIZAR...ESTA OBRA DA USINA "TERMO SOLAR...SAIRÁ DO PAPEL...CERTAMENTE, VAI GERAR MILHARES DE EMPREGOS...PARA TODO O VALE DO PIANCÓ...E DOS SERTÕES PARAIBANO, CEARENSE, PERNAMBUCANO, E NORTE RIOGRANDENSE...

EM SUMA, TRAZENDO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL...PARA TODAS ESSAS REGIÕES...DIANTE DISTO...AVANTE COREMAS...

PEDRO SEVERINO DE SOUSA.
JOÃO PESSOA(PB), 04.12.2015