Recentemente o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, recebeu duras críticas do Bispo da Igreja Brasileira de Campina Grande, Dom Júlio Paiva. Em reposta às declarações de Dom Júlio, o padre Djacy Pereira Brasileiro enviou à Imprensa uma nota de solidariedade a o Arcebispo da Paraíba. Veja, na íntegra, a nota do Padre Djacy Pereira Brasileiro:
Dom Aldo é pastor profeta corajoso, sensível, humano, inteligente, culto, sábio e verdadeiro defensor da Igreja; que busca a Deus na oração, na vivência dos sacramentos e do Evangelho e, sobretudo, quando defende o povo de Deus das ciladas do demônio.
Com estas palavras, quero como sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, expressar minha irrestrita e incondicional solidariedade ao meu querido irmão no sacerdócio, dom Aldo pagotto, arcebispo da Paraíba,quando tomando posição em defesa da Igreja,da sua doutrina e do povo católico, é vítima de incompreensões, de impropérios, de palavras descabidas.
Dom Aldo, como uma autoridade eclesiástica, que goza de grande prestígio e reputação no meio eclesiástico e junto ao povo de Deus, e além de grande pastor profeta, merece ser tratado com muito RESPEITO E DIGNIDADE. Afinal, ele como responsável pela arquidiocese tem o legítimo dever de pastor, de defender seus fiéis dos ataques dos lobos vorazes e, ao mesmo tempo, orientá-los para não caírem nas armadilhas dos falsos profetas, que visam somente explorar, enganar e abusar da boa fé do povo de Deus.
Dom Aldo, hoje, no nosso Estado, é indubitavelmente, uma voz firme, corajosa, destemida, valente e sem medo em defesa dos oprimidos, excluídos, marginalizados... É um profeta cuja fé é libertadora, atuante, contextualizada, historicizada, envolvente. Sua mensagem de pastor profeta desmascara,incomoda,chama a atenção, vai ao âmago da realidade. Dom Aldo quando fala, fala com autoridade, com franqueza, objetividade, sem vacilar, sem arrodeio, vai direto ao assunto com muita contundência, objetividade, e o melhor, com amplo conhecimento de causa. Sua fala impressiona, abala e toca nos corações não só dos cristãos, mas de todas as pessoas de quaisquer credos religiosos. Um verdadeiro arauto, um profeta da Igreja neste mundo hodierno, pois, em nome do Evangelho e da Santa Igreja, toma posições em defesa da cultura da vida, como por exemplo: posicionamento corajoso em defesa da transposição de águas do rio São Francisco para o nordeste setentrional, combate à onda de violência, critica os políticos corruptos, desmacara os falsos missionários, que em nome da fé cristã, exploram, enganam o povo de Deus, clama em defesa das vítimas da seca ou das enchentes e exige dos seus padres postura profética.
O Arcebispo de Paraíba, na condição de verdadeiro pastor profeta, toma posição corajosa, arriscada e mesmo assim, não teme reações contrárias. Só quem assume o Evangelho de Jesus cristo de forma incondicional, radical, tem essa santa postura de evangelizar.
Parabéns, dom Aldo, pela sua postura profética em defesa da Igreja, do povo de Deus e da vida humana e ecológica. Que Deus o abençoe sempre e no final da sua missão de pastor, poderá dizer com são Paulo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim,mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua Aparição”. A Igreja está ao seu lado, Dom Aldo, para defendê-lo, apoiá-lo e dizer-lhe: coragem, vá em frente, pois esta é sua missão: amar e defender o povo de Deus.
“Bem aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e,mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim que perseguiram os profetas, que vieram antes de vós” (Mt,5,11-12).
Santa Cruz, 15 de novembro de 2008.
Padre Djacy Pereira Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário