sábado, 20 de dezembro de 2008

EM RITMO ACELERADO, TRANSPOSIÇÃO DEVE RECEBER REFORÇO DE 5 MIL HOMENS ATÉ JULHO DE 2009





VÍDEOS SOBRE...
Projeto Transposição do Rio São Francisco INPE/SP





EM RITMO ACELERADO, TRANSPOSIÇÃO DEVE RECEBER REFORÇO DE 5 MIL HOMENS ATÉ JULHO DE 2009



Cerca de cinco mil homens serão contratados, até julho de 2009, para dar reforço ao Exército nas obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco. As informações são do Jornal Hoje deste sábado, 20.


SEGUNDO O COMITÊ PRÓ - TRANSPOSIÇÃO

Em defesa do projeto, o eixo leste deverá ser inaugurado também no ano que vem. Já o eixo norte durará mais alguns anos para ficar pronto.
Com a presença de empreiteiras, as obras andam em ritmo acelerado. O Comitê também deve preparar, para o segundo semestre de 2009, uma nova caravana, nos moldes da que aconteceu em junho deste ano, aos eitos leste e norte do rio São Francisco.

Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. Tal projeto, teoricamente, irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil.

Com previsão de beneficiar 12 milhões de pessoas, o projeto prevê a captação de 1,4% da vazão de 1.850 m³ /s do São Francisco, dividida em dois eixos de transposição:

• EIXO NORTE E EIXO LEITE

Constitui-se em um percurso de cerca de 400 km, com ponto de captação de águas próximo à cidade de Cabrobó-PE. As águas seráo transpostas aos rios Salgado e Jaguaribe até os reservatórios de Atalho e Castanhão no Ceará; ao Rio Apodi, no Rio Grande do Norte; e Rio Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte, chegando aos reservatórios de Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba, ambos na Paraíba e Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, prevê-se a disponibilização de água para atender a demanda dos municípios banhados pelas bacias dos rios Rio Brígida, Rio Terra Nova e Rio Pajeú, que compartilham a Bacia do São Francisco. Na região de Brígida, uma ramificação do canal de transposição com de 110 km de extensão está previsto para conduzir parte das águas até os açudes de Entre Montes e Chapéu. O projeto prevê uma vazão máxima de 99 m³ /s e uma vazão de operação de 16,4 m³ /s.
Segundo o Ministério da Integração Regional, a capacidade máxima será utilizada em períodos de escassez de água nas bacias receptoras e quando a usina hidrelétrica de Sobradinho estiver com sua capacidade máxima, acumulando água nos reservatórios supra-citados.

As águas deste eixo percorrerão a distância de 220 km, a partir da barragem de Itaparica, no município de Floresta (Pernambuco), alcançarão o rio Paraíba, na Paraíba e deverão atingir os reservatórios existentes nas bacias receptoras: Poço da Cruz, em Pernambuco, e Epitácio Pessoa (Boqueirão), na Paraíba. Ramificações serão construídas para transferir parte da vazão para as bacias do Rio Pajeú, do Rio Moxotó e para região agreste de Pernambuco, através da construção de um ramal de 70 km que interligará o Eixo Leste à bacia do rio Ipojuca. A vazão máxima prevista é de 28 m³ /s, mas a vazão média operacional será de 10 m³ /s. De forma similar ao Eixo Norte, prevê-se que o sistema possa operar na vazão máxima em períodos de necessidade da bacia receptora e quando Sobradinho esteja vertendo para acumular água nos reservatórios ao final dos canais.

FONTE:
Redação (com Jornal Hoje)
REDE GLOBO
WSCOM oNLINE




Nenhum comentário: