SITUAÇÃO DO SISTEMA COREMAS-MÃE D´ÁGUA
( 25 DE OUTUBRO DE 2013)
ÚLTIMAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS SOBRE OS VOLUMES DOS 121 RESERVATÓRIOS D'ÁGUA DA PARAÍBA MONITORADOS PELA AESA
Município
|
Açude
|
Capacidade Máxima (m3)
|
Volume Atual (m3)
|
% Volume Total
|
Data
|
Coremas
|
Coremas
|
720.000.000
|
235.000.000
|
32,6
|
25/10/2013
|
Coremas
|
Mãe dÁgua
|
638.700.000
|
206.340.000
|
32,3
|
25/10/2013
|
QUEM TE VIU...
QUEM TE VÊ...
É TRISTE...
E MESMO ASSIM, PELO VISTO ACIMA, RELATO ABAIXO:
POR QUE A CIDADE DE JUCURUTU/RN...
JÁ ESTÁ SENDO ABASTECIDA ATRAVÉS DE CARRO PIPA.
Imagens do Rio Piancó no município de Jardim de Piranhas (RN)
Se prevalecer do ‘Marco Regulatório Piancó/Piranhas/Açu, de 2007 que estabelece a liberação da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte...Pois, ao meu ver, é quase inexeqüível, até porque, no transcorrer de desses últimos anos de 2012 e 2013...Anos de “Secas”severas nuca vista neste ‘Novo Milênio’...E se tirar Água do Sistema Coremas/Mãe D Água, que já se encontra a ‘Beira de um Colapso Hídrico...Justificando de que não falte água para o consumo humano, como já está acontecendo em Jucurutu/RN... Não “Passa” de se “Justificar o Injustificável”...Ou melhor, o município da Cidade de Jucurutu/RN, fica literalmente dentro da Bacia Hidráulica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente pelo o açude de Açu. Que foi inaugurado ainda no Governo Militar João Batista Figueiredo no ano de 1983...Ou seja, a 30 anos atrás...E ainda Jucurutu/RN, seu Abastecimento humano, ser ainda abastecida com as Águas oriunda de Coremas.
Em suma, sabe-se que o Sistema Coremas/Mãe D Água, estar contido dentro de uma Bacia Hidrográfica Federal... Entretanto, não podes se conceber, que o manancial como o de Coremas...Por se encontrar num estado de ‘Stress Hídrico’...Pelo “Estado” que se encontra, só estar podendo atender, as necessidades básicas do Estado da Paraíba, a “Priori” de consumo humano, dessedentação animal...E alguns projetos singelos de irrigação para alimentar a “Agricultura Familiar”, existentes entre Cajazeirinhas/PB e São Bento/PB...E por não Falar dos Projetos da Várzea de Sousa...Afora suprir no abastecimento humano de toda a região das Espinharas e do Vale do Sabugi...E como também, toda a Microrregião de Catolé do Rocha...E por não dizer, até mesmo a Cidade de Caicó/RN. Pois, se sabe que a Cidade de Caicó, possui uma adutora que é captada no Rio Piranhas, ou melhor, no Rio Piancó...Debaixo da Ponte no município da Cidade de Jardim de Piranhas/RN...Aonde separa a Paraíba do Rio Grande do Norte.
Do Escritor
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 08 de Outubro de 2013
ENTRETANTO, VEJA O POTENCIAL QUE O SISTEMA COREMAS-MÃE D´ÁGUA POSSUI... TODAVIA, NÃO É EXPLORADO, OU SEJA, NÃO É APLICADO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE COREMAS:
COREMAS-PB... CIDADE SUSTENTÁVEL
PROPOSTAS DE PEDRO SEVERINO...
Pedro Severino de Sousa é Escritor do livro: A Essência da Vida, Bacharel em Administração de Empresas – UFPB, Campus II, Campina Grande (1980 a 1984). Cursou Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Gestão em Recursos Hídricos pela Triparceria UFSC-UFAL-FUNIBER (2005 a 2006).
Contato: Celular: (83)96657984
E-mail: pedroseverino.faustino@gmail.com
PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL...
DE COREMAS.
(CIDADE SUSTENTÁVEL)
CONVENÇÃO:
Conceitos e exemplos nos anexos.
SUMÁRIO:
10(DEZ)PROJETOS PARA O MUNICIPIO DE COREMAS, CIDADE SUASTENTAVEL.
ENTRE ELES:
10.1- PROJETO MERIDIANO 38...PROJETO ESTE QUE SE ENCONTRA AQUIVADO NO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL DO BRASIL.
10.2- PROJETO DE PISCICULTURA “EXTENSIVA”OU ARTESANAL, COMO ERA FEITO OUTRORA... PELO DNOCS... PARA O SISTEMA CUREMAS/MÃE D`ÁGUA...(CONTEMPLANDO OS MUNICIPIOS DE EMAS, OLHO D`´AGUA, PIANCÓ, IGARACY E AGUIAR, QUE FICAM NO ENTORNO DESTE REFERIDO MANANCIAL DE COREMAS)...ENSEJANDO... O AÇUDE DE COREMAS...COMO “
POLO INDUSTRIAL PESQUEIRO DO ESTADO DA PARAÍBA.
10.3- PROJETO DE ESPORTES AQUÁTICOS... E PASSEIOS NÁUTICOS.
10.4- CAMINHA DE AVENTURA ECOLÓGICA ENTRE AS SERRAS DOS BOQUEIRÕES DE COREMAS/MÃE D ÁGUA.
10.5 – INCLUIR COREMAS...NO GUIA TURÍSTICO DA PBTUR.
10.6- FAZER TELEFÉRICO DO ALTO DA SERRA DA CAPELINHA ATÉ O BAR DO PEIXE...CRUZANDO TODO ESPELHO DÁGUA DA PAREDE DO AÇUDE DE COREMAS.
11- REIVINDICAR UMA DAS “ENTRADAS”...DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO(PISF)...PELO VALE DO PIANCÓ
12- RETOMAR O “PLANO DAS ÁGUAS”...DO GOVERNO MARANHÃO (I)... ATÉ MESMO... CONVERGINDO COM O PROJETO CANAÃ...DO ENTÃO, GOVERNO WILSON BRAGA...DENTRO DO VALE DO PIANCÓ...TENDO COM “CARRO CHEFE”... COREMAS/MÃE D`AGUA...
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
MEMBRO DA COMISSÃO DO TURISMO RURAL FAEPA/SENAR-PB
JOÃO PESSOA(PB), 30.08.2009
FONTE: BLOG TURISMO RURAL NA PARAIBA
AGORA ENTRETANTO AINDA COREMAS OSTENTA, O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE (IDH):0,592...CONSIDERADO DE BAIXO DESENVOLVIMENTO HUMANO...E QUE OSTENTA A 4.331 POSIÇÃO NO BRASIL...CONSIDERADO RELATIVAMENTE, COMO UM DOS MENORES IDH(INDÍCE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) DO BRASIL, NORDESTE, E POR NÃO DIZER DA PARAIBA...AONDE JÁ FOMOS ENTRE AS DÉCADAS DE 40 E 50... A ITAIPU DA ÉPOCA. SÓ PERDENDO ESTA PATENTE...DEPOIS DA CONSTRUÇÃO DE ORÓS-CE. NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60.
ACREDITO, ENTRETANTO, SÓ NÃO ESTAMOS (POIS, SOU COREMENSE NATO)...NUM POSIÇÃO BEM INFERIOR NO “RANKING NACIONAL” DO (IDH)...POR QUE AINDA DETEMOS O DNOCS, CHESF...E O MAIOR COMPLEXO HÍDRICO DO ESTADO DA PARAÍBA O SISTEMA COREMAS-MÃE DÁGUA). E AINDA DETEMOS AINDA UMA CONSIDERÁVEL PRODUÇÃO DE PESCADO. QUE ATÉ A DÉCADA DE 80...A PRODUÇÃO DE PESCADO EM COREMAS...ERA MAIOR... ATÉ DO QUE DO LITORAL DA PARAÍBA.
ACREDITO TAMBÉM, QUE A BAIXA LONGEVIDADE DOS COREMENSES... DECORRE PRINCIPALMENTE, DA FALTA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE BEBER PARA SUA POPULAÇÃO, OU SEJA, DE UMA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO, COMO POR EXEMPLO, A CAGEPA...POIS, SE SABE, QUE O INDICES DE CERTIDÃO DE ÓBITO EM COREMAS...É ALARMANTE...DECORRENTE DAS DOENÇAS DE VEÍCULAÇÃO DA POLUIÇÃO HÍDRICA.
NO ENSEJO, ASSISTA PT03 COREMAS... TERRA DAS ÁGUAS.
E TIRE AS SUAS DEVIDAS CONCLUSÕES. DO ESCRITOR DO LIVRO: ÁGUA A ESSÊNCIA DA VIDA
JOÃO PESSOA(PB), 27.10.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário