quarta-feira, 10 de setembro de 2008

AVANÇOS DOS PROJETOS SÃO FRANCISCO SÃO APRESENTADOS NO SENADO FEDERAL




VÍDEOS SOBRE...



Brasília - Nesta terça-feira (09/09), o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antonio Souza da Eira, e o secretário de Infra-Estrutura Hídrica, João Santana, participaram de audiência pública realizada pela comissão temporária externa do Senado criada para acompanhar o Projeto São Francisco.

O secretário-executivo Luiz Antonio destacou que o Projeto São Francisco vai além da integração de bacias hidrográficas, abrangendo o Programa de Revitalização, o Programa Água para Todos e mais 36 programas ambientais. “É um projeto que visa a segurança hídrica na região”, destacou. Em seguida, entregou ao presidente da comissão, senador Cícero Lucena (PSDB/PB), um vídeo sobre o Projeto São Francisco.

João Santana apresentou os avanços das obras e do Programa de Revitalização do rio São Francisco. A obra prevê a construção de dois canais, os eixos Norte e Leste, que levarão água para os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. De acordo com o último relatório de ação do Projeto, dos R$ 5 bilhões garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 2,11 bilhões já foram contratados.

No Eixo Leste (220 km), que beneficiará os Estados da Paraíba e Pernambuco, o Batalhão de Engenharia do Exército já executou 21,3 % do canal de aproximação de 5,8 km e 53,5 % da Barragem de Areias. O Eixo Norte (402 km) atenderá os Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e já tem executados 23,9 % do canal de aproximação de 2,1 km e 40,4% da Barragem de Tucutu.

Serão implantados 36 Programas Básicos Ambientais (PBAs), que visam a eliminação, minimização e controle dos impactos ambientais provocados pela implantação e operação do empreendimento. O avanço desses projetos está em 45%.

Encontram-se em processo de licitação projetos para a construção de 340 casas de alvenaria em 17 comunidades Quilombolas, localizadas nos municípios pernambucanos de Cabrobó, Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Floresta, Custódia e Mirandiba, e para construção de casas de alvenaria, Sistema de Esgotamento Sanitário e de Abastecimento de Água e postos de saúde para a comunidade indígena.

Ao final da apresentação, os senadores expuseram suas dúvidas e observações sobre os dados apresentados e receberam o convite do secretário João Santana para visitar os locais das obras.

O senador Lucena aceitou o convite e agradeceu a presença dos representantes do Ministério da Integração Nacional.


FONTE:
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO


Nenhum comentário: