sábado, 21 de março de 2009

ANA/SRH/COGERH REALIZAM TREINAMENTO CADASTRADORES





VÍDEO SOBRE...


SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL



ANA/SRH/COGERH REALIZAM TREINAMENTO CADASTRADORES
A Cogerh, realizou de 09 a 13 de março no Auditório do Espaço das Águas, um curso para Treinamento dos Cadastradores

A Cogerh, realizou de 09 a 13 de março no Auditório do Espaço das Águas, um curso para Treinamento dos Cadastradores. O evento contou com a participação e coordenação do Dr. Ariel Mera, especialista em geoprocessamento e gerente de Cadastro da Superintendência de Outorga e Fiscalização da Agência Nacional de Águas-ANA, do gerente de Outorga e Fiscalização Paulo Miranda, da coordenadora de Fiscalização da Cogerh, Nice Cunha e da empresa GEOSOLOS, que foi a vencedora da licitação realizada pela a ANA, trazendo a sua equipe de cadastradores para participar do Treinamento.


Segundo o Dr. Ariel, o objetivo maior do Treinamento é identificar, cadastrar e atualizar as informações existentes sobre os usuários das Bacias transpositoras do Rio São Francisco no Estado do Ceará, transmitindo aos treinandos a filosofia de trabalho e como o sistema opera para atividades futuras de planejamento, operação e regularização dos usuários de um modo geral. “Quando a transposição estiver funcionando a operadora precisa de informações atualizadas e de um alto nível de confiabilidade”, finalizou Ariel Mera.

Em um esforço conjunto da ANA/SRH/COGERH, todos os usuários têm que se cadastrar e manter essas informações atualizadas para o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos-CNARH. O curso está começando pelo Ceará, onde abrange três Bacias: Salgado, Médio e Baixo Jaguaribe e Banabuiú. A experiência do Ceará será adotada ainda este ano nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco por onde passará a transposição.


Foram apresentados pelos instrutores do Treinamento: Noções de Sistema de Irrigação e Saneamento, por Paulo Miranda (Cogerh), Noções de Cartografia, Ariel Mera (ANA), Política de Recursos Hídricos, Nice Cunha (Cogerh), Técnicas de Abordagem, Mires Bouty (Cogerh), Instruções para a Atualização do CNARH, Maurício Monteiro (ANA) e apresentação do Sistema que vai ser utilizado, por Rovan da GEOSOLOS. O cadastro é muito importante para que os usuários de cada Bacia saibam administrar o manejo da água para os diversos usos.

Dentro das etapas previstas pela a ANA em parceria com a SRH e Cogerh, os cursos serão ministrados para os Cadastradores de cada empresa, de forma a transmitir o conhecimento necessário para os usuários.


FONTE:
Vanja Boaventura
Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM)-Cogerh

Nenhum comentário: