sábado, 21 de março de 2009

MINISTRO GEDDEL VIEIRA, QUER CONCLUIR A TRANSPOSIÇÃO EM OUTUBRO DE 2010.






VÍDEO SOBRE...


Obras de transposição do Rio São Francisco estão avançadas









MINISTRO GEDDEL VIEIRA, QUER CONCLUIR A TRANSPOSIÇÃO EM OUTUBRO DE 2010


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, cobrou dos empresários que estão realizando obras nos 14 lotes, dentro do projeto de transposição das águas do São Francisco, que tudo seja concluído em outubro de 2010.

Ele enfatizou que está pedindo o cumprimento dos prazos e com isso vai gerar mais empregos.


"A previsão é de que já nesse primeiro semestre o número de trabalhadores diretamente envolvidos no Projeto salte dos pouco mais de dois mil para cerca de quatro empregados. Até o final do ano, serão cerca de 15 mil trabalhadores com carteira assinada", afirmou o ministro em declaração a imprensa durante a reunião.


Ao todo, o projeto engloba 14 lotes divididos em dois grandes canais dos eixos Norte e Leste. Ao final, levarão a água do São Francisco ao Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco.


Período chuvoso - As obras de interligação do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional começam a sofrer com o período chuvoso que está começando. A informação é do Chefe do Estado Maior, do 1º Grupamento de Engenharia da Construção, Marcos de Oliveira, que coordena os trabalhos realizados pelo exército na região.

"Neste período, o andamento das obras sofrem com a questão das chuvas. Mas, estamos com cerca de 200 homens, entre o eixo Norte e Leste, trabalhando para fazer dois canais", informou.

Coronel Marcos de Oliveira, explica que no eixo Norte, localizado no município de Cabrobó, em Pernambuco, terá um canal com extensão de dois quilômetros que vai sair do Rio São Francisco até uma estação de bombeamento d\'água. No local está sendo construída a barragem de Tucutu, para regular o nível da água do canal.

Já no eixo Leste, um procedimento semelhante está sendo executado. Um canal vai sair da represa de Itaparica, percorrendo cinco quilômetros até chegar uma estação, que também está sendo edificada. O eixo Leste contempla 287 quilômetros e beneficiará os Estados de Pernambuco e Paraíba.

Já o eixo Norte, com seus 426 quilômetros, atenderá, além de Pernambuco, Paraíba, também os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Ao final das obras, o Projeto São Francisco poderá levar água a mais de 12 milhões de pessoas do semi-árido nordestino.


Por Fernanda Medeiros,
Da Agência de Notícias do Nordeste

Nenhum comentário: